O leite pode amenizar as cólicas menstruais, pelo menos é o que afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências e Tecnologia da Jordânia. Na pesquisa, 127 estudantes universitárias foram avaliadas. Dessas, quase 90% sentiam cólicas menstruais, e 50% relatavam que as dores das cólicas eram severas.
O resultado mostrou que àquelas que consumiram de três a quatro porções por dia de leite (200 ml) e derivados apresentaram uma redução acentuada nas dores, comparadas às mulheres que não consumiam nenhuma porção, mas também quando comparadas às mulheres que consumiram no máximo duas porções de leite e derivados por dia.
A explicação é de que o cálcio, mineral abundante no leite, apresenta um papel importante no controle da atividade neuromuscular, diminuindo as dores e contrações das cólicas.
Mais músculos, menos gordura.
No Canadá, um estudo comprovou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após sua rotina de atividades físicas, ganharam mais massa muscular magra e perderam mais gordura em comparação com as mulheres que beberam apenas energéticos.
Independente do sexo, o leite é um ótimo aliado das atividades físicas, pois apresenta proteínas de alta qualidade, vitaminas e fornece energia para o organismo.
Aderval Nunes Gomes: o mundo perde um grande farmacêutico-bioquímico.
Vítimas de acidente na última quinta-feira, 29, o colega farmacêutico-bioquímico Dr. Aderval Nunes e sua esposa, infelizmente faleceram. Ficam aqui os meus sentimentos de pesar e a solidariedade a amigos e familiares. Vai com Deus Dr. Aderval, somos todos gratos pelas suas contribuições em nossa Itabaiana.
Jeferson Machado, Farmacêutico Bioquímico Clínico. CRF-SE: 658.
|